sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Música do Metallica acalma macacos?


Estava eu a procurar algo não monótono para postar, quando dei de cara com essa notícia (um tanto que familiar, mas não pergunte o por quê). Texto publicado na semana passada, sim, um pouco atrasado, mas não pude deixar de trazer para cá. Afinal, sou grande fã do Metallica, e não achei porra nenhuma melhor que essa para dar uma estréia oficial ao blog. E também, porque eu não tinha nada pra fazer.

Uma pesquisa norte-americana que analisou o comportamento de um grupo de sagüis, revelou que, curiosamente, ao contrário da idéia de que o rock pesado da banda Metallica deixaria os animais irritados, ocorreu justamente o oposto. Os animais ficaram calmos e relaxados. O estudo comparou os efeitos sonoros de diversas músicas em saguis-de-cabeça-branca e constatou que entre as quatro opções musicais (“The grudge” da banda Tool, um trecho de piano do disco “The fragile” do Nine Inch Nails, "Of wolf and man" do Metallica e o “Adágio para Cordas” de Samuel Barber), a canção Of Wolf And Man foi a responsável por acalmar o grupo de 14 sagüis-de-cabeça-branca. O estudo, publicado na “Biology Letters”, visa entender se os animais têm a mesma relação com a música que os humanos.

Metallica Rulez!!

A primeira coisa que me vem à mente agora é uma notícia divulgada há alguns anos atrás, sobre uma peculiar forma que o exército americano descobriu para torturar psicologicamente os iraquianos presos nos interrogatórios, que consistia em colocar músicas do Metallica, em altos volumes, enquanto conversavam com as "vítimas".

De inicio, podemos constatar que os iraquianos em geral têm um gosto diferente que os sagüis. Não sei qual é o tipo de música que o pessoal curte no oriente médio, mas acredito que não são fãs de Heavy Metal como eu e os gentis macaquinhos aí. Já ouvi dizer que lá no sudoeste asiático a galera tem um gosto musical requintado, mas não pensei que fosse tanto. O som das arábias normalmente faz-me lembrar das dançarinas do ventre... Dançando a dança do ventre... Com roupas de dança do ventre... Hummmmm... O que me faria constatar, em uma ocasião normal, que o pessoal de lá realmente é mais requintado, afinal, todos nós adoramos a dança do ventre, não é? ... Mas, voltando ao assunto, acho um tanto esquisito. Já tive banda de heavy metal, e compus muitas canções desse estilo. Se eu soubesse que soldados capitalistas estão usando minhas composições para torturar pobres coitados lá na puta que pariu, eu me sentiria ofendido.

Pô! A gente faz música para propósitos construtivos! Acho que mais uma vez os macacos provam superioridade sobre os humanos. Aliás, os humanos são bichos esquisitos. Aposto que os sagüizinhos aproveitam bem melhor a vida, afinal, eles não ficam por aí estudando os humanos, devem ter coisa mais interessante para fazer (como tirar proveito dos humanos que colocam música para eles escutarem). Na mínima, os bichinhos resolveram tirar uma onda com os cientistas aí, "Então pessoal, vamos ficar bem quietinhos quando os humanos tocarem Metallica, vão colocar nossa foto no Google!!". Obviamente uma atitude mais bonita que usar música para fins malévolos. Se Ursos fizessem música, eles provavelmente teriam uma relação muito mais amistosa com os camelos, e vice-versa.

Mas vamos admitir, macaquinhos curtindo Metallica é realmente algo curioso. Talvez futuramente apareçam Leões ouvindo samba, Tartarugas apreciando música clássica, Avestruzes ouvindo tango... e até uns Veados curtindo emocore.

Provavelmente vão aparecer no Domingão do Faustão. Quem sabe um novo quadro?
"Com vocês, os Chimpanzés de Rua, na estréia da Dança dos primatas!"...

Um comentário: